Atividade microempreendedora

Quais as características do microempreendedor individual?

O microempreendedor individual tem características muito particulares, as quais podemos começar a compreender a partir do próprio nome dessa categoria. Micro se refere ao porte da empresa, que se definirá pela limitação do tamanho do investimento necessário para sua abertura que nesse caso terá um teto de trinta e seis mil reais. E individual se refere à ausência de sócios, ou seja, será uma empresa de pequeno porte e de proprietário único.

Portanto, o microempreendedor individual é aquele que, a partir da criação dessa lei, pode passar a abrir uma micro empresa, condizente com as exigências específicas. As principais características, por tanto, são: que seja uma empresa individual, ou seja, sem sócios; contar com apenas um empregado que seja remunerado com o salário mínimo ou piso da categoria; que o faturamento mensal não seja superior a três mil reais; que este microempreendedor não participe de outras empresas, tendo-as em seu nome ou como sócio; e finalmente, que a atividade da empresa se enquadre no simples nacional.

 

 

Qual o diferencial de uma microempresa?

O diferencial e atrativo da micro empresa trata-se justamente da tributação diferenciada. Em empresas geralmente quanto maior a lucratividade, maior a tributação sobre rendimentos, folha de salários, riscos no ambiente de trabalho e etc. Visto que a criação da micro empresa visa justamente trazer os trabalhadores para a formalidade, sua tributação traz vantagens para aqueles que exercem determinadas atividades e podem então abrir uma empresa sem ter comprometidos seus lucros.

Vale ressaltar ainda que nem todas as atividades são passiveis de criação de uma micro empresa. Essa modalidade esta direcionada a um grupo seleto que em geral trata de prestadores de serviços, como por exemplo, açougueiro, costureira, alfaiate, barbeiro, manicure, motorista, taxista, caminhoneiro, adestrador de animais, dono de bar, borracheiro, chaveiro, cozinheira, depilador, jardineiro, jornaleiro, vendedor ambulante, verdureiro, artesãos de diversas especialidades, etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente (será moderado)