Microempreendedor

Quem é um microempreendedor?

Muito se fala sobre microempreendedorismo atualmente. Isso é reflexo de diversas aberturas legais e incentivos fiscais que vem sendo direcionados a essa área, que como muitas outras iniciativas visam trazer os trabalhadores do mercado de trabalho informal para o formal, apresentado a esses alguns atrativos. No entanto algumas informações são extremamente importantes para compreendermos quem são esses sujeitos, como atuam e que tipos de benefícios podem auferir dessa condição.

Em geral, concebemos como microempreendedor aquele que, a partir de uma ideia abriu uma empresa de pequeno porte. Temos familiaridade com esse tipo de empreendimento, pois em nossos dias encontramos certa facilidade, aceso a informações, incentivos e financiamentos para aqueles que pretendem abrir uma micro empresa.

 

 

 

A figura legal do microempreendedor surgiu no intuito de incentivar a abertura de empresas de pequeno porte que contariam com vantagens fiscais. O microempreendedor individual foi uma figura criada no advento da lei complementar 128/2008 vigente a partir de 1º de julho de 2009.  Essa lei foi criada no intuito de formalizar atividades até então informais, e os incentivos fiscais e isenções vieram justamente no sentido de se mostrar que a atividade formal poderia fazer de um negócio ainda mais rentável do que se o mesmo se mantivesse na informalidade. Agora que já sabemos de que vai tratar este site e quem é o microempreendedor, na próxima postagem avaliaremos as características que são inerentes a um modelo de negócio de empreendimento individual.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente (será moderado)