O Microempreendedor e o Financiamento

financiamento

Financiamento bancário: utilizar ou não utilizar?

Foi comprovado via pesquisa realizada pelo Sebrae que a grande maioria dos microempreendedores acaba preferindo não utilizar financiamento bancário, seja ele de curto ou longo prazo. Está é a decisão acertada? Podemos dizer que isto é relativo e que depende da atual situação financeira da empresa para chegarmos a uma conclusão.

Se uma empresa possui capital suficiente para girar o seu estoque durante todos os períodos do ano sem preocupações com relação à liquidez o empresário faz bem em não contrair dívidas de bancos e manter a atual postura diante dos financiamentos.

 

 

Um outro fato ocorre quando a empresa possui altas oscilações de vendas (e também de compras), fazendo com que o capital de giro não seja suficiente em determinado momento do ciclo operacional para suprir todos os custos decorrentes daquele período. Neste caso, o que se aconselha é o endividamento de curto prazo ou então longo prazo, caso estas oscilações ocorram de forma constante no cotidiano da empresa.

E em caso de necessidade de financiamento, qual seria o caminho acertado a fim de conseguir o volume desejado de empréstimo com as melhores taxas de juros do mercado? Isto será explicado no próximo artigo sobre a relação microempreendedor x  financiamento.

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *