O que é ser Empreendedor!

Afinal, o que é ser um empreendedor? Uma pessoa não vira empreendedora da noite para o dia. É necessário um complexo treinamento comportamental para que um indivíduo consiga se tornar em um empreendedor autêntico, com pensamento e atitudes de um verdadeiro empreendedor. Bom, mas então como saber se você já não é um empreendedor? Ou se é, será que trata-se de um empreendedor com todas as características inerentes a um empreendedor de sucesso? Veremos estas questões detalhadamente.

O que mais existe no Brasil são pessoas que PENSAM que são empreendedoras. Sim, é verdade. Não é a toa que aproximadamente 50% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)  morrem até o quarto ano de existência. Ainda não ficou conformado? Pois saiba que 81%(!) das empresas tem endividamento de curto prazo, quando, em grande maioria destes casos o fluxo de caixa da empresa é feito por um gestor incapaz de tomar as melhores atitudes frente ao capital de giro da empresa. Em muitos casos, um endividamento de longo prazo distancia o empresário das altas taxas de juros cobradas pelos bancos nos financiamentos de curto prazo. O empreendedor brasileiro tapa os olhos para aspectos fundamentais dentro de sua empresa que podem levar a mesma a insolvência ou a rentabilidade negativa que pode ter como consequência a falência.

Mas então, quais são as características que fazem parte de um empreendedor bem sucedido? Os itens não estão enumerados por ordem de importância.

1. Enxerga a crise como um momento de oportunidade.

2. Procura ser criativo para buscar a diferenciação. Tem imaginação.

3. Sabe colocar as idéias em prática.

4. Não se acomoda, quer sempre mudar para melhor o cenário que tem a seu redor.

5. É organizado.

6. Sabe ser líder e se relacionar com as pessoas a sua volta.

7. Corre riscos quando os mesmos valem a pena serem corridos.

8. Tem motivação e autoconfiança para fazer o seu negócio dar certo.

9. Não se intimida perante as dificuldades. Consegue encontrar no problema uma solução.

10. Sabe separar o emocional do racional no momento de tomar decisões importantes.

11. Conhece tecnicamente o funcionamento do seu negócio (aqui é onde a maioria dos brasileiros acaba pecando e inclui a questão relacionada a má gestão do fluxo de caixa citada acima).

Agora apresentarei um curso online em que todo empreendedor/futuro empreendedor deve fazer. Através dele é possível aprender mais a fundo a ser um verdadeiro empreendedor. Além disso, o aluno chegará a conclusão se realmente está pronto para abrir o próprio negócio. Para os que já possuem empresas próprias será tratado de assuntos de fundamental importância para a manutenção do bom funcionamento da empresa. É um guia fundamental e que apresenta informações não disponibilizadas de forma gratuita na internet. Sem dúvidas este curso apresenta uma excelente relação custo x benefício, já que um único aprendizado absorvido no curso pode acabar livrando a empresa/futura empresa de um caminho não desejado, onde a falta de organização e baixa rentabilidade acabem predominando. Aqui segue o link para o curso e abaixo um banner da empresa responsável por fornecê-lo.

 

 

Bom Proveito!

Comente (será moderado)